“Ninguém disse que seria fácil” – Vida Universitária

máquina-de-escrever-2013096Se a vida universitária tivesse de ser resumida em uma palavra, definitivamente essa palavra seria “Corrida” essa palavra explica muito, e resume com toda certeza. Porém não existem apenas aspectos negativos quando se trata de algo assim, é na verdade um misto de altos e baixos que cabe ao universitário ponderar. Não é fácil ter que estar sempre ligado no 220 pra ter energia suficiente para não explodir, eu sei que é confuso vendo por esse aspecto científico, mas essa vida é exatamente isso, ninguém nunca disse que seria fácil, mas aí você pensa “mas ninguém nunca disse que seria tão difícil” mas é um preço que as pessoas tem de estar dispostas a pagar pra que possa não só ter um futuro melhor, mas também um presente menos ignorante e clichê, um presente com mais informações verdadeiras e relevantes, pois não se trata de algumas aulas da escola que aparentemente eram inúteis pra sua vida e depois de alguns anos fica evidente que realmente eram inúteis, se trata de uma realidade já vivida que não somente influência na sua vida profissional, mas também na sua vida em um modo geral.
Essa já não é mais a hora da escolha, é a hora da decisão, não é querendo assustar ninguém, mas uma decisão mal pensada pode te assombrar pro resto da vida nessa altura do campeonato. Não se trata apenas de aprender a fazer, se trata agora de aprender a ser o que o mercado precisa que você seja, como citado antes “ninguém disse que seria fácil” e dentre essas “não facilidades” está o ser melhor do que você já é. O mundo acadêmico assim como o mundo corporativo exige ao máximo da sua paciência,  criatividade e do seu otimismo, pois essas são bases fortes que constroem um bom estudante em um bom profissional, mas não deixe se enganar pelas aparências, pois esse mundo é magnífico! É ótimo saber que após toda aula você vai voltar embora mais informado, com mais conteúdos que podem de devem ser partilhados, com mais dúvidas que nas próximas aulas podem ser sanadas da mesma maneira que as dúvidas anteriores foram resolvidas na semana ou no dia anterior, é incrível ter a percepção de que nada vai ser igual enquanto existir algo novo que possa ser explorado e esse “novo” não precisa necessariamente ser “novo” pra todos, mas só de ser uma novidade pra você, já faz tudo valer a pena.
Não se deixe enganar pela correria do dia-a-dia porque realmente não é fácil ter de disponibilizar sua vida em algo que exige muito de você, não é fácil abrir mão do seu lazer pra ter que escrever um texto de mil palavras! Não é nada fácil! E nenhum ser humano normal prefere o trabalho do que a diversão, mas essa é vida que nós escolhemos, esse é o preço do crescimento e isso não é ruim porque não é somente um trabalho, é algo que eu amo e que eu sei fazer, então não é nenhum sacrifício fazer algo que eu amo e que realmente agrega na minha vida. Não se trata apenas de dar seu tempo, como muitos dizem, não é uma perda, é um investimento, investimento em você mesmo para que tudo isso seja compensado, não só porque nós queremos isso, mas porque nós fizemos por merecer.
Tenho que admitir que é um tanto quanto confuso dizer que a vida universitária é a nossa preparação para o futuro, quando na verdade o futuro já está no presente. Nas aulas de Multimídia isso fica bem claro, pois nós vivemos no futuro,nós não somente estudamos o futuro como também estudamos no futuro. Eu sei que é de mexer com o cérebro, mas é uma realidade, e os universitários de agora em diante não mais terão que somente se preocupar com o futuro e sim começar a pensar como ser o futuro, pois na velocidade com que as coisas estão acontecendo tudo está se tornando obsoleto com muita facilidade e felizmente pra uns e infelizmente para outros a mesma coisa acontecerá com nossos futuros empregos ao qual estamos nos preparando hoje. Através disso é possível definir que a vida universitária é pra sempre! Pois tudo está mudando e se atualizando a todo momento e a pessoa que não acompanhar esse ritmo não sobreviverá a essa nova maneira de viver, exatamente o que é proposto nas faculdades, o aprendizado é de extrema importância no momento, mas ele é contínuo e infinito!

“Você está na faculdade pra aprender e não para fazer amigos”.

É necessário!
É necessário!

Essa frase me traz as melhores lembranças da minha vida universitária até o momento! Sem sombras de dúvidas uma das coisas que mais me fortaleceram durante esse período foi o fato de não estar sozinho e isso pode e vai soar meio clichê e padrão, mas é a verdade. Não tem vitória sem luta e não tem bons momentos sem amigos, e isso se encaixa em qualquer área da vida de uma pessoa, e se tratando de estudar e se superar todo dia se torna essencial ter alguém pra te dar suporte, te ajudar e fazer junto com você. “Sozinho você pode até ir mais rápido, mas acompanhado com certeza você vai mais longe”. Nossa, como eu estou meigo ultimamente! Mas é a verdade, não é apenas Networking, é amizade mesmo, pra vida inteira, estar perto de pessoas que te fazem melhor é sempre o mais viável e o  interessante caminho a se seguir. A parte de fazer um trabalho em grupo e ter que lhe dar com diversas opiniões divergentes a sua e ter que saber ouvir, avaliar e admitir que é a melhor ideia pra situação, é mais do que um teste profissional, é um teste pra vida toda levando em consideração que o mundo universitário não é a representação do mundo real, ele é o mundo real!

IMG-20150604-WA0056
Com todo orgulho do mundo eu posso afirmar que estou vivendo a melhor parte da minha vida, não só porque estou aprendendo a ser um profissional, mas também porque estou aprendendo a ser um ser humano mais crítico e responsável graças ao conhecimento oferecido pela vida universitária, graças a vida real que nos prepara para uma outra etapa da vida real que só sobrevive quem estiver disposto a superar tudo e todos e o principal, superar a si mesmo. Então definitivamente essa parte da minha vida tem sido a melhor de todas e eu não trocaria por lazer nenhum, assim como os professores que nos cercam que não são somente pessoas que ensinam, são seres humanos que abrem os olhos das pessoas, que tiram aquele pingo de ignorância que cega milhões e nos oferece um novo modo de viver e observar as coisas e que são incríveis profissionais, bem sucedidos e felizes por fazerem o que gostam e praticam o mais belo ato, que é compartilhar parte do que sabem com não somente seus alunos, mas também com seus futuros concorrentes e ainda por cima costumam ficar feriados e mais finais de semana corrigindo avaliações e trabalhos para que eles possam te dar um “feedback” e te ajudar a ser melhor (To mentindo Frigo?) . Eu não trocaria essa vida por diversão nenhuma, pois na vida universitária você se diverte enquanto agrega conhecimento e se prepara para uma vida inteira pela frente. Mas eu admito, é corrido!
A minha opinião vocês já sabem, agora descubra a dos outros!

Deixe um comentário